O que é o aprendizado personalizado?
O que é o aprendizado personalizado?
Muitos no
campo ed-tech vêem as novas tecnologias como ferramentas poderosas para ajudar
as escolas a atender as necessidades de populações estudantis cada vez mais
diversas. A idéia é que os dispositivos digitais, software e plataformas de
aprendizagem oferecem uma variedade de opções inimagináveis para adaptar a
educação aos pontos fortes e fracos, interesses e motivações de cada aluno
individual, preferências pessoais e um ótimo ritmo de aprendizado.
Nos
últimos anos, um grupo de organizações, incluindo a Fundação Bill & Melinda
Gates, a Fundação Michael e Susan Dell e a EDUCAUSE elaboraram uma definição de
"aprendizagem personalizada" que se baseia em quatro pilares:
- Cada aluno deve ter um "perfil de aprendiz" que documente seus pontos fortes, fracos, preferências e metas;
- Cada aluno deve seguir um caminho de aprendizagem individualizado que o encoraje a estabelecer e gerenciar metas acadêmicas pessoais;
- Os alunos devem seguir uma "progressão baseada em competências" que se concentre em sua capacidade de demonstrar o domínio de um tópico, em vez do tempo de assento; e,
- Os ambientes de aprendizagem dos alunos devem ser flexíveis e estruturados de forma a apoiar seus objetivos individuais.
Como a
tecnologia oferece suporte a essa visão?
Em muitas
escolas, os estudantes recebem dispositivos informáticos de propriedade do
distrito ou podem trazer seus próprios dispositivos a partir de casa. A idéia é
que isso permite a aprendizagem "24-7" no momento e local de escolha
do aluno.
Os
sistemas de gerenciamento de aprendizagem, os sistemas de informações dos
estudantes e outros softwares também são usados para distribuir tarefas,
gerenciar agendas e comunicações e rastrear o progresso dos alunos.
E os
softwares e aplicações educacionais tornaram-se mais "adaptativos",
dependendo de tecnologia e algoritmos para determinar não só o que um aluno
sabe, mas o que é seu processo de aprendizagem e até mesmo seu estado
emocional.
Por todo
o progresso tecnológico, a implementação continua sendo um grande desafio. Escolas
e educadores em todo o país continuam a lutar com a mudança do papel dos
professores, como equilibrar modelos flexíveis e "personalizados" com
os requisitos de responsabilidade estaduais e federais que ainda devem cumprir
e o desafio cultural mais profundo de mudar os hábitos de longa data dos
educadores e rotinas.
Apesar
dos investimentos maciços que muitos sistemas escolares estão fazendo, a
evidência de que o aprendizado personalizado digital pode melhorar os
resultados dos alunos ou as brechas estreitas de realização em escala permanece
dispersa, na melhor das hipóteses.
Fonte: https://www.edweek.org/ew/issues/technology-in-education/index.html
Caique, não disponibilize em teu blog matérias que já estão publicadas na net. Faça as tuas próprias reflexões. Caso queira discutir esse tema, coloque o link para a matéria, mas sempre a partir de tua análise
ResponderExcluir