O que é o aprendizado personalizado?





O que é o aprendizado personalizado?


Muitos no campo ed-tech vêem as novas tecnologias como ferramentas poderosas para ajudar as escolas a atender as necessidades de populações estudantis cada vez mais diversas. A idéia é que os dispositivos digitais, software e plataformas de aprendizagem oferecem uma variedade de opções inimagináveis ​​para adaptar a educação aos pontos fortes e fracos, interesses e motivações de cada aluno individual, preferências pessoais e um ótimo ritmo de aprendizado.
Nos últimos anos, um grupo de organizações, incluindo a Fundação Bill & Melinda Gates, a Fundação Michael e Susan Dell e a EDUCAUSE elaboraram uma definição de "aprendizagem personalizada" que se baseia em quatro pilares:
  • Cada aluno deve ter um "perfil de aprendiz" que documente seus pontos fortes, fracos, preferências e metas;
  • Cada aluno deve seguir um caminho de aprendizagem individualizado que o encoraje a estabelecer e gerenciar metas acadêmicas pessoais;
  • Os alunos devem seguir uma "progressão baseada em competências" que se concentre em sua capacidade de demonstrar o domínio de um tópico, em vez do tempo de assento; e,
  • Os ambientes de aprendizagem dos alunos devem ser flexíveis e estruturados de forma a apoiar seus objetivos individuais.
Como a tecnologia oferece suporte a essa visão?
Em muitas escolas, os estudantes recebem dispositivos informáticos de propriedade do distrito ou podem trazer seus próprios dispositivos a partir de casa. A idéia é que isso permite a aprendizagem "24-7" no momento e local de escolha do aluno.
Os sistemas de gerenciamento de aprendizagem, os sistemas de informações dos estudantes e outros softwares também são usados ​​para distribuir tarefas, gerenciar agendas e comunicações e rastrear o progresso dos alunos.
E os softwares e aplicações educacionais tornaram-se mais "adaptativos", dependendo de tecnologia e algoritmos para determinar não só o que um aluno sabe, mas o que é seu processo de aprendizagem e até mesmo seu estado emocional.
Por todo o progresso tecnológico, a implementação continua sendo um grande desafio. Escolas e educadores em todo o país continuam a lutar com a mudança do papel dos professores, como equilibrar modelos flexíveis e "personalizados" com os requisitos de responsabilidade estaduais e federais que ainda devem cumprir e o desafio cultural mais profundo de mudar os hábitos de longa data dos educadores e rotinas.
Apesar dos investimentos maciços que muitos sistemas escolares estão fazendo, a evidência de que o aprendizado personalizado digital pode melhorar os resultados dos alunos ou as brechas estreitas de realização em escala permanece dispersa, na melhor das hipóteses. 

Fonte: https://www.edweek.org/ew/issues/technology-in-education/index.html

Comentários

  1. Caique, não disponibilize em teu blog matérias que já estão publicadas na net. Faça as tuas próprias reflexões. Caso queira discutir esse tema, coloque o link para a matéria, mas sempre a partir de tua análise

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas